RESUMO GRÉCIA ANTIGA E SIMULADO
A
Grécia Antiga
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Os gregos constituíram um povo, mas não uma nação, sua geografia e sua
organização política os induziram a isso.
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O território grego é dividido em: Continental, Peninsular, Insular e Colonial. Sua
geografia é acidentada, montanhosa e com poucas áreas férteis, por isso a
principal atividade econômica foi o comércio marítimo na maioria das
cidades-Estado.
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Tradicionalmente a História grega é dividida em 5 períodos históricos:
a)
Período Pré-Homérico (XX a XII a.C.)
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Civilização cretense e micênica: destacaram-se pelo comércio marítimo –
talassocracia, controlavam todo o comércio da região. Na mitologia a narrativa do
Minotauro ajuda a explicar o domínio comercial.
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no final do séc. XII, Creta foi conquistada pelos aqueus de Micenas, que
passaram a exercer o domínio sobre a região. O domínio micênico foi curto, em
seguida a região foi conquistada pelos dórios, que dominaram o Peloponeso e
provocaram a 1ª Diáspora grega.
b)
Período Homérico (XI a VIII a.C.)
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O nome do período é uma referência às obras do poeta Homero (séc. VII a.C.),
que transformou velhas lendas e histórias em dois livros de poemas, a Ilíada
(que narra a Guerra de Troia) e a Odisseia (que narra a saga do herói Ulisses
no seu retorno à ilha de Ítaca).
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A leitura dessas obras nos permite analisar as características da Grécia nesse
período: os genos eram comunidades primitivas cujos membros
estavam ligados por laços de parentesco. A desagregação dos genos ocorreu por
vários fatores associados: o aumento populacional e escassez de terras férteis.
Por isso surgiu à propriedade privada e iniciou o processo de colonização (2ª
Diáspora grega).
c)
Período Arcaico (VIII a VI a.C.)
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Surgimento e desenvolvimento das PÓLIS – cidades-Estado gregas.
* Esparta
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Localizada na Península do Peloponeso, sua principal característica foi a
cultura militarista: a criança espartana, desde o nascimento era preparada para
ser um militar e servir à cidade, sua pátria.
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A sociedade espartana estava dividida em três níveis: espartanos (ou
esparciatas), periecos (estrangeiros) e hilotas (escravos da cidade); não havia
mobilidade social.
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Na política prevaleceu a Diarquia com dois reis que representavam a elite
espartana, portanto, uma oligarquia.
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As instituições políticas eram: Gerúsia, ou Senado, composta por cidadãos com
mais de 60 anos; a Ápela que era a Assembleia popular, composta por homens com
mais de 30 anos; os Éforos: responsáveis pelas funções públicas como a justiça.
*
Atenas
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Localizada na Península da Ática, terreno montanhoso e acidentado determinando
a principal atividade econômica: o comércio marítimo.
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Na política houve evolução: Monarquia, Oligarquia, Tirania e Democracia.
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Os legisladores: para tentar por fim às revoltas populares em Atenas foram nomeados
Drácon (conhecido por criar um conjunto de leis extremamente severas, punindo
com a pena de morte a maioria dos crimes, sem contudo, acabar com as causas das
revoltas), Sólon (que determinou o fim da escravidão por dívidas entre os
cidadãos e determinou também o direito de participar da política de acordo com
a renda de cada um) e Clístenes – chamado de “pai da democracia” (determinou o
fim da restrição de renda para a participação na política; todos os cidadãos
passaram a ter o direito de votar; esse sistema excluía os metecos, os escravos
e as mulheres).
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Quanto à sociedade, basicamente estava organizada em três níveis sociais; os
cidadãos eupátridas, os metecos (estrangeiros) e os escravos.
d)
Período Clássico (VI a IV a.C.)
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Período que marca o apogeu da civilização Grega: apogeu da democracia e do
escravismo em Atenas, o século V a.C. ficou conhecido como Século de Péricles;
também o apogeu da cultura grega, destaque para a Matemática com Tales de
Mileto e Pitágoras, a Medicina com Hipócrates, a Filosofia com Tales de Mileto,
Sócrates, Platão e Aristóteles, a Arquitetura com os estilos coríntio, dórico e
jônico; os Jogos Olímpicos, a História com Heródoto e Tucídides, a Literatura
com Esopo, o teatro com Ésquilo e Sófocles.
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O Período também foi marcado por uma sucessão de Guerras que levaram à
decadência das cidades gregas.
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Guerras Médicas: os
persas tentaram conquistar a Grécia por duas vezes, o interesse era no comércio
no mar Egeu, nas duas vezes foram derrotados pelos gregos. Esse foi um momento
especial para as cidades gregas, apesar de cada uma ter seus interesses, houve
uma importante aliança militar para a defesa das cidades.
- A Confederação de Delos: liderada
por Atenas, que arrecadava recursos entre as cidades aliadas para a guerra
contra os persas. Mesmo após o fim das guerras, Atenas continuou cobrando os
impostos, passando a exercer hegemonia sobre a
região. Ao tentar ampliar essa hegemonia sobre a Grécia, acabou enfrentando a
oposição de Esparta, que liderava a Liga do Peloponeso
- A Guerra do Peloponeso: opôs as duas principais
cidades gregas Atenas X Esparta, após 30 anos de guerra (431 a 404 a.C.) a
vitória foi espartana. Esparta passou então a exercer hegemonia sobre as
cidades gregas até 371 a.C. quando foi vencida por Tebas.
- Batalha da Queroneia (338 a.C.): vencida pelos macedônicos
do rei Filipe II, que invadiram e conquistaram a Grécia
e) Período Helenístico (IV a.C.)
- nome dado à era do Império de Alexandre, o Grande.
- Em 336 a.C., Alexandre, filho do rei Filipe II foi coroado
como novo rei após a morte de seu pai. iniciava-se uma nova um dos mais interessantes
episódios da História Antiga.
- Em apenas dez anos, Alexandre construiu um vasto império,
que se estendia do Egito à fronteira da Índia
- Após a morte de
Alexandre, em 323 a.C., o império foi dividido entre seus generais e se
desestruturou, sendo conquistado posteriormente pelos romanos.
- O Helenismo: trata-se da expansão e fusão da cultura grega
com a dos povos conquistados por Alexandre, o Grande, o resultado foi a
construção de uma cultura ainda mais rica que a grega.
Exercícios
01. (UFGD/2008) Com relação aos regimes sociais e políticos da Grécia Antiga,
é CORRETO afirmar que
a) os gregos protagonizaram a experiência democrática mais plena
da história, uma vez que a democracia se estendia para o âmbito econômico,
social e religioso.
b) a democracia grega possibilitava às mulheres o direito ao
voto, ao exercício de cargos políticos
do executivo e a participação efetiva nas assembléias legislativas.
c) na sociedade ateniense, apenas os cidadãos tinham direitos
políticos, e somente era considerado cidadão o indivíduo do sexo masculino,
maior de idade, nascido em Atenas e filho de pais atenienses.
d) a filosofia grega, sobretudo a de Aristóteles, defendia a
plena igualdade entre todos os indivíduos, independentemente de classe social,
gênero ou etnia.
e) embora somente Atenas tenha desenvolvido em sua plenitude
os ideais democráticos, todas as demais cidades gregas adotaram instituições e
princípios básicos idênticos aos dos atenienses.
02. (ENEM) A democracia, na Atenas do Período Clássico (século V a.C.),
correspondeu à participação direta dos cidadãos nos assuntos públicos. Contudo,
o critério para essa participação excluiu muitos dos integrantes da sociedade.
A democracia contemporânea foi inspirada nas discussões dos antigos, porém
correspondeu à acomodação, a anseios populares de participação política e às
demandas vinculadas ao feminismo no século XX. Assinale a alternativa que apresenta
corretamente algumas diferenças entre a democracia ateniense e a democracia
contemporânea.
a) A democracia ateniense foi marcada pela participação
política por meio de eleições livres dos representantes do povo e pelo
envolvimento dos metecos (aristocratas), enquanto a democracia contemporânea
diz respeito à quebra de uma ordem aristocrática com a participação direta dos
cidadãos nos assuntos públicos.
b) A democracia em Atenas significou a participação direta
dos cidadãos com direitos políticos nos assuntos públicos e excluiu as mulheres
do processo decisório, enquanto a democracia atual inclui as mulheres na participação
política e estabelece um critério de decisão censitário.
c) A participação dos cidadãos com direitos políticos foi
direta e impediu o envolvimento de uma talassocracia em Atenas; já a democracia
contemporânea é marcada pelo sistema indireto, em que os cidadãos com direitos
políticos votam em representantes (delegam poderes), e envolve homens
considerados estrangeiros.
d) A democracia em Atenas significou a participação direta
dos cidadãos com direitos políticos nos assuntos públicos e excluiu as mulheres
do processo decisório, enquanto a democracia atual é marcada pelo sistema
indireto, em que os cidadãos com direitos políticos votam em representantes
(delegam poderes), e há a participação feminina.
e) A democracia em Atenas era limitada aos eupátridas e
metecos (restrita), além de impedir a participação das mulheres, enquanto a
democracia contemporânea está associada ao voto dos cidadãos com direitos
políticos em representantes (indireta) e à participação das mulheres no
processo decisório.
03. (FUVEST/1995) "Usamos a
riqueza mais como uma oportunidade para agir que como um motivo de vanglória;
entre nós não há vergonha na pobreza, mas a maior vergonha é não fazer o
possível para evitá-la... olhamos o homem alheio às atividades públicas não
como alguém que cuida apenas de seus próprios interesses, mas como um inútil...
decidimos as questões públicas por nós mesmos, ou pelo menos nos esforçamos por
compreendê-las claramente, na crença de que não é o debate que é o empecilho à
ação, e sim o fato de não se estar esclarecido pelo debate antes de chegar a
hora da ação".
Esta passagem de um discurso de Péricles, reproduzido por
Tucídides, expressa:
a) os valores ético-políticos que caracterizam a democracia
ateniense no período clássico.
b) os valores ético-militares que caracterizaram a vida
política espartana em toda a sua história.
c) a admiração pela frugalidade e pela pobreza que caracterizou
Atenas durante a fase democrática.
d) o desprezo que a aristocracia espartana devotou ao luxo e
à riqueza ao longo de toda a sua história.
e) os valores ético-políticos de todas as cidades gregas,
independentemente de sua forma de governo.
04. (FUVEST/2003) "A história da Antigüidade Clássica é a história das
cidades, porém, de cidades baseadas na propriedade da terra e na
agricultura." (K. Marx. "Formações econômicas
pré-capitalistas.")
Em decorrência da frase de Marx, é correto afirmar que
a) os comerciantes eram o setor urbano com maior poder na
Antigüidade, mas dependiam da produção agrícola.
b) o comércio e as manufaturas eram atividades desconhecidas
nas cidades em torno do Mediterrâneo.
c) as populações das cidades greco-romanas dependiam da
agricultura para a acumulação de riqueza monetária.
d) a sociedade urbana greco-romana se caracterizava pela
ausência de diferenças sociais.
e) os privilégios dos cidadãos das cidades gregas e romanas
se originavam da condição de proprietários rurais.
05. (FUVEST/2009) “Alexandre desembarca lá onde foi fundada a atual cidade de
Alexandria. Pareceu-lhe que o lugar era muito bonito para fundar uma cidade e
que ela iria prosperar. A vontade de colocar mãos à obra fez com que ele
próprio traçasse o plano da cidade, o local da Ágora, dos santuários da deusa
egípcia Ísis, dos deuses gregos e do muro externo.” Flávio Arriano. Anabasis
Alexandri (séc. I d.C.).
Desse trecho de Arriano, sobre a fundação de Alexandria, é
possível depreender:
a) o significado do helenismo, caracterizado pela fusão da
cultura grega com a egípcia e as do Oriente Médio.
b) a incorporação do processo de urbanização egípcio, para
efetivar o domínio de Alexandre na região.
c) a implantação dos princípios fundamentais da democracia
ateniense e do helenismo no Egito.
d) a permanência da racionalidade urbana egípcia na
organização de cidades no Império helênico.
e) o impacto da arquitetura e da religião dos egípcios, na
Grécia, após as conquistas de Alexandre.
06. (UFRS/2005) Na Antigüidade clássica, a Grécia não existia enquanto
entidade política. Antes, configurava uma comunidade lingüística (onde se
falava o grego, com variantes e dialetos) que compartilhava santuários e crenças,
costumes e hábitos, formando uma civilização. Em termos geográficos, porém, era
dividida em um grande número de cidades, de tamanho e importância variados,
independentes umas das outras e freqüentemente rivais. A propósito das
características dessas cidades, considere as seguintes afirmações.
I - Cada cidade, por constituir um verdadeiro pequeno Estado,
possuía um regime político que lhe era próprio e instituições que variavam
consideravelmente de uma localidade para outra.
II - Atenas foi, sobretudo na época clássica, a mais destacada
das cidades. Seu modelo democrático baseava-se no princípio de isonomia, isto
é, de igualdade de direitos extensiva ao conjunto de seus cidadãos.
III - Em nome da excelência militar e da ação bélica
contínua, o regime monárquico espartano concedia a todos os seus habitantes o
estatuto de cidadão, pelo qual os grupos sociais exerciam em igualdade de
condições os direitos e deveres nos assuntos da cidade.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) I, II e III
07. (CIES/2012) A Constituição Brasileira (05 de outubro de 1988) estabelece
o princípio da cidadania ao estabelecer:
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer
natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a
inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à
propriedade, nos termos seguintes:
I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações,
nos termos desta Constituição;
II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma
coisa senão em virtude de lei;
III - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento
desumano ou degradante;
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o
anonimato; (...)
O princípio de cidadania evoluiu, porém tem sua origem na
Antiguidade Clássica, onde:
a) Em Roma os plebeus tinham os mesmos direitos que os
patrícios durante o Império, exceto o de participar das guerras, atividade
exclusiva aos romanos.
b) Em Atenas, a partir da reforma jurídica de Clístenes,
todos os cidadãos passaram a ter direitos políticos, porém as mulheres,
estrangeiros e escravos estavam excluídos do processo político por não terem
reconhecidas suas cidadanias, diferentemente da atualidade.
c) Em Esparta homens e mulheres possuíam os mesmos direitos
uma vez que participavam em conjunto das decisões da Ápela.
d) Nas decisões tomadas na Ágora de Atenas, as mulheres
participavam opinando sobre questões que envolviam a manutenção da cidade e a
ordem pública.
e) Mesmo durante o
Império Romano, os patrícios continuavam sem direitos políticos, o poder estava
nas mãos das classes romanas, especialmente dos plebeus e paterfamílias.
08. (FUVEST/2008) Na atualidade, praticamente todos os dirigentes políticos, no
Brasil e no mundo, dizem-se defensores de padrões democráticos e de valores
republicanos. Na Antigüidade, tais padrões e valores conheceram o auge, tanto
na democracia ateniense, quanto na república romana, quando predominaram
a) a liberdade e o individualismo.
b) o debate e o bem público.
c) a demagogia e o populismo.
d) o consenso e o respeito à privacidade.
e) a tolerância religiosa e o direito civil.
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