As Grandes Navegações - Atividade - Leitura Complementar e questões
ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO
PARALELA/HISTÓRIA
RELEIA O TEXTO DO LIVRO DO
CAPÍTULO 09 “As grandes Navegações”
II. Texto adicional: GRANDES
NAVEGAÇÕES
Navegações portuguesas,
pioneirismo português, Vasco da Gama e a chegada às Índias, instrumentos de
navegação, bússola, astrolábio, descobrimentos marítimos, viagem de Cristóvão
Colombo, viagem de Pedro Álvares Cabral, Escola de Sagres e as Caravelas.
Caravela Portuguesa da Época das Grandes Navegações
INTRODUÇÃO Durante os séculos XV e XVI, os europeus, principalmente portugueses e espanhóis, lançaram-se nos oceanos Pacífico, Índico e Atlântico com dois objetivos principais: descobrir uma nova rota marítima para as Índias e encontrar novas terras (com metais e outras riquezas). Este período ficou conhecido como a Era das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos.
OS OBJETIVOS No século XV, os países europeus que quisessem comprar especiarias (pimenta, açafrão, gengibre, canela e outros temperos), tinham que recorrer aos comerciantes de Veneza ou Gênova, que possuíam o monopólio destes produtos. Com acesso aos mercados orientais - Índia era o principal - os burgueses italianos cobravam preços exorbitantes pelas especiarias do oriente. O canal de comunica- ção e transporte de mercadorias vindas do oriente era o Mar Mediterrâneo, dominado pelos italianos. Encontrar um novo caminho para as Índias era uma tarefa difícil, porém muito desejada. Portugal e Espanha desejavam muito ter acesso direto às fontes orientais, para poderem também lucrar com este interessante comércio. Um outro fator importante, que estimulou as navegações nesta época, era a necessidade dos europeus de conquistarem novas terras. Eles queriam isso para poder obter matérias-primas, metais preciosos e produtos não encontrados na Europa. Até mesmo a Igreja Católica estava interessada neste empreendimento, pois, significaria novos fiéis. Os reis também estavam interessados, tanto que financiaram grande parte dos empreendimentos marítimos, pois com o aumento do comércio, poderiam também aumentar a arrecadação de impostos para os seus reinos. Mais dinheiro significaria mais poder para os reis absolutistas da época (saiba mais em absolutismo e mercantilismo).
INTRODUÇÃO Durante os séculos XV e XVI, os europeus, principalmente portugueses e espanhóis, lançaram-se nos oceanos Pacífico, Índico e Atlântico com dois objetivos principais: descobrir uma nova rota marítima para as Índias e encontrar novas terras (com metais e outras riquezas). Este período ficou conhecido como a Era das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos.
OS OBJETIVOS No século XV, os países europeus que quisessem comprar especiarias (pimenta, açafrão, gengibre, canela e outros temperos), tinham que recorrer aos comerciantes de Veneza ou Gênova, que possuíam o monopólio destes produtos. Com acesso aos mercados orientais - Índia era o principal - os burgueses italianos cobravam preços exorbitantes pelas especiarias do oriente. O canal de comunica- ção e transporte de mercadorias vindas do oriente era o Mar Mediterrâneo, dominado pelos italianos. Encontrar um novo caminho para as Índias era uma tarefa difícil, porém muito desejada. Portugal e Espanha desejavam muito ter acesso direto às fontes orientais, para poderem também lucrar com este interessante comércio. Um outro fator importante, que estimulou as navegações nesta época, era a necessidade dos europeus de conquistarem novas terras. Eles queriam isso para poder obter matérias-primas, metais preciosos e produtos não encontrados na Europa. Até mesmo a Igreja Católica estava interessada neste empreendimento, pois, significaria novos fiéis. Os reis também estavam interessados, tanto que financiaram grande parte dos empreendimentos marítimos, pois com o aumento do comércio, poderiam também aumentar a arrecadação de impostos para os seus reinos. Mais dinheiro significaria mais poder para os reis absolutistas da época (saiba mais em absolutismo e mercantilismo).
2 PIONEIRISMO PORTUGUÊS Portugal
foi o pioneiro nas navegações dos séculos XV e XVI devido a uma série de
condições encontradas neste país ibérico. A grande experiência em navegações,
principalmente da pesca de bacalhau, ajudou muito Portugal. As caravelas,
principal meio de transporte marítimo e comercial do perí- odo, eram
desenvolvidas com qualidade superior à de outras nações. Portugal contou com
uma quantidade significativa de investimentos de capital vindos da burguesia e
também da nobreza, interessadas nos lucros que este negócio poderia gerar.
Neste país também houve a preocupação com os estudos náuticos, pois os
portugueses chegaram a criar até mesmo um centro de estudos: A Escola de
Sagres.
PLANEJAMENTO DAS NAVEGAÇÕES
Navegar nos séculos XV e XVI era uma tarefa muito arriscada, principalmente
quando se tratava de mares desconhecidos. Era muito comum o medo gerado pela
falta de conhecimento e pela imagina- ção da época. Muitos acreditavam que o
mar pudesse ser habitado por monstros, enquanto outros tinham uma visão da
terra como algo plano e, portanto, ao navegar para o "fim" a caravela
poderia cair num grande abismo. Dentro deste contexto, planejar a viagem era de
extrema importância. Os europeus contavam com alguns instrumentos de navegação
como, por exemplo: a bússola, o astrolábio e a balestilha. Estes dois últimos
utilizavam a localização dos astros como pontos de referência. Também era
necessário utilizar um meio de transporte rápido e resistente. As caravelas
cumpriam tais objetivos, embora ocorressem naufrágios e acidentes. As caravelas
eram capazes de transportar grandes quantidades de mercadorias e homens. Numa
navegação participavam marinheiros, soldados, padres, ajudantes, médicos e até
mesmo um escrivão para anotar tudo o que acontecia durantes as viagens.
NAVEGAÇÕES PORTUGUESAS E OS
DESCOBRIMENTOS No ano de 1498, Portugal realiza uma das mais importantes
navegações: é a chegada das caravelas, comandadas por Vasco da Gama às Índias.
Navegando ao redor do continente africano, Vasco da Gama chegou à Calicute e
pôde desfrutar de todos os benefícios do comércio direto com o oriente. Ao
retornar para Portugal, as caravelas portuguesas, carregadas de especiarias,
renderam lucros fabulosos aos lusitanos. Outro importante feito foi a chegada
das caravelas de Cabral ao litoral brasileiro, em abril de 1500. Após fazer um
reconhecimento da terra "descoberta", Cabral continuou o percurso em
direção às Índias. Em função destes acontecimentos, Portugal tornou-se a
principal potência econômica da época.
NAVEGAÇÕES ESPANHOLAS A Espanha
também se destacou nas conquistas marítimas deste período, tornando-se, ao lado
de Portugal, uma grande potência. Enquanto os portugueses navegaram para as
Índias contornando a África, os espanhóis optaram por um outro caminho. O
genovês Cristóvão Colombo, financiado pela Espanha, pretendia chegar às Índias,
navegando na direção oeste. Em 1492, as caravelas espanholas partiram rumo ao
oriente navegando pelo Oceano Atlântico. Colombo tinha o conhecimento de que
nosso planeta era redondo, porém desconhecia a existência do continente
americano. Chegou em 12 de outubro de 1492 nas ilhas da América Central, sem
saber que tinha atingido um novo continente. Foi somente anos mais tarde que o
navegador Américo Vespúcio identificou aquelas terras como sendo um continente
ainda não conhecido dos europeus. Em contato com os índios da América (maias,
incas e astecas), os espanhóis começaram um processo de exploração destes
povos, interessados na grande quantidade de ouro. Além de retirar as riquezas
dos indígenas americanos, os espanhóis destruíram suas culturas.
Retirado de http://www.suapesquisa.com/grandesnavegacoes
QUESTÕES:
01. Explique o que foram as
Grandes Navegações.
02. Identifique quais eram os
objetivos das navegações dos séculos XV e XVI.
03. Explique por que Portugal foi
o primeiro Estado Nacional a se lançar às Grandes Navegações.
04. Era relativamente fácil ir
para o Oriente pelo Mediterrâneo. Então, explique por que portugueses decidiram
ir pelo Atlântico.
05. Explique qual era o “plano” de
Portugal para chegar à Ásia.
06. Cite algumas tecnologias de
navegação, da época.
07. Descreva como eram as
condições das viagens (cotidiano, alimentação, medos, perigos, doenças...),
para os marinheiros.
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