atividades de fixação - hebreus Fenícios e Persas

Seguem 12 Questões referente a aula sobre Hebreus, Fenícios e Persas. As questões são do site http://www.professor.bio.br/historia/ , no final estão as respostas das questões, boa diversão.

1 – Em relação aos povos da Antigüidade, é correto afirmar que:
a)      os assírios foram submetidos por Nabucodonosor, originando o episódio conhecido como o Cativeiro da Babilônia.
b)     os fenícios foram os criadores do alfabeto, posteriormente aperfeiçoado pelos gregos e latinos.
c)      os hebreus criaram um quadro religioso caracterizado pelo politeísmo e a mumificação.
d)     os egípcios estabeleceram, em 300 a.C., o importante Código de Hamurabi, um dos primeiros códigos jurídicos escritos.
e)      os persas, após derrotarem as tropas de Alexandre, conseguiram anexar o território grego ao seu império.
2 – Relacione a coluna II, que apresenta afirmações relativas a povos da Antigüidade, com a coluna I, que identifica os mesmos.


COLUNA I
( 1 ) Fenícios
( 2 ) Hebreus
( 3 ) Babilônios
( 4 ) Egípcios
( 5 ) Persas

COLUNA II
(__) Os sinais de sua escrita sagrada são conhecidas como hieróglifos.
(__) Buscavam e levavam mercadorias por toda a bacia do Mediterrâneo.
(__) Seu império era controlado pelo sistema de satrapias.
(__) Os invasores de seu território provocaram a diáspora.
(__) Hamurábi unificou o império, desde a Assíria até a Caldéia.


 A sequência numérica correta, de cima para baixo, na coluna II, é:
a)      1 - 2 - 5 - 4 – 3
b)     1 - 4 - 3 - 2 – 5
c)      4 - 1 - 5 - 2 – 3
d)     4 - 2 - 5 - 1 – 3
e)      5 - 1 - 3 - 4 – 2
3 – A respeito da sociedade fenícia podemos afirmar corretamente que:
a)      a Fenícia desconhecia centralização do poder, pois era formada por cidades-estados que tinham ampla autonomia política, econômica, religiosa e administrativa.
b)     a independência política das cidades-estados fenícias foi possível, durante séculos, pelas alianças estabelecidas com os romanos que, por sua vez, faziam frente à expansão persa.
c)      os extensos vales situados entre as montanhas e o mediterrâneo possibilitaram o grande desenvolvimento da agricultura e do pastoreio e, conseqüentemente, do comércio.
d)     de todas as criações fenícias, a mais importante foi a caravela, posteriormente aperfeiçoada pelos gregos.
e)      a grande e original contribuição dos fenícios para a história da civilização foi a introdução das vogais no alfabeto criado pelos gregos e romanos, o que veio tornar a comunicação mais fácil e rápida.
4 – Os hebreus desenvolveram sua civilização no primeiro milênio antes de Cristo. A respeito dela podemos afirmar, corretamente que:
a)      a importância da história da civilização hebraica se expressa, especialmente, através da formação de um Estado centralizado.
b)     a civilização hebraica apresenta traços específicos que decorrem do seu distanciamento frente às demais culturas do Oriente Próximo.
c)      a importância do estudo dos hebreus se justifica pelo monoteísmo ético que surge e se desenvolve entre eles, constituindo-se um ponto de partida para o cristianismo e o islamismo.
d)     os antigos hebreus têm como livro sagrado o Novo Testamento, que compreende vários outros livros, dentre os quais está o Gênesis, que trata da Criação.
e)      a antecedência da civilização hebraica à sumeriana explica a presença de mitos semelhantes nas duas culturas.
5 – Na região onde atualmente se encontra o Líbano, instalou-se, no III milênio a.C., um povo semita, que passou a ocupar a estreita faixa de terra, com cerca de 200 quilômetros de comprimento, apertada entre o mar e as montanhas. Várias razões os levaram ao comércio marítimo, merecendo destaque sua proximidade geográfica com o Egito; a costa, que oferecia lugares para bons portos; e os cedros, principal riqueza, usados na construção de navios. O contido nesse parágrafo refere-se ao povo:
a)      fenício.
b)     hebreu.
c)      sumério.
d)     hitita.
e)      assírio.
6 – Na Antigüidade, durante o reinado de Ciro I (559-529 a. C.), os persas construíram um vasto império e governaram diferentes povos, adotando uma política que respeitava as diferenças culturais e religiosas. Esse modo de proceder está exemplificado no fato de:
a)      incorporarem a cultura sumeriana, especialmente os registros da nova língua semítica em caracteres cuneiformes.
b)     arregimentarem entre os caldeus, após a conquista da Babilônia, os sátrapas, administradores encarregados das províncias imperiais.
c)      libertarem os judeus cativos na Babilônia, que retornaram à Palestina e reconstruíram o templo de Salomão e o culto a Iavé.
d)     difundirem no Egito o culto de Ahura-Mazda, que, integrando-se às idéias religiosas egípcias, deu origem ao maniqueísmo.
7 – Os hebreus construíram uma forte identidade cultural através da sua religião, desde os tempos das suas histórias mais remotas. Em certo período, observa-se uma maior preocupação com a ética e as críticas às desigualdades sociais, por parte dos profetas Oséias, Amós, Isaías e Miquéias. Estamos nos referindo:
(__) ao período em que Moisés tinha grande liderança política, livrando os hebreus da dominação egípcia.
(__) à época em que os hebreus estiveram dominados pelos caldeus e construíram o início do culto a Iavé.
(__) ao período histórico em que a religião hebraica seguiu os rituais semelhantes aos da religião persa, cultuando o deus Mazda.
(__) ao crescimento do significado político da religião, quando ela ajudou os imperadores hebreus a construírem seus impérios.
(__) ao período em que Iavé tornou-se Deus de todos os homens, e a religião ganhou um conteúdo ético importante.
8 – Dentre os povos da Antigüidade Oriental, um se destacou como de exímios navegadores e excelentes comerciantes. Eram os fenícios, cuja principal contribuição legada às civilizações posteriores foi o (a):
a)      alfabeto fonético.
b)     organização estatal centralizada.
c)      formação de um exército e de uma marinha de guerra profissionais.
d)     religião monoteísta.
e)      organização política democrática.
9 – Entre as principais características da Civilização Hebraica, merecem destaque especial:
a)      A religião politeísta em que as figuras mitológicas de Abraão, Isaac e Jacó formavam uma tríade divina.
b)     A criação de uma federação de cidades autônomas e independentes (cidades-estado) controladas por uma elite mercantil.
c)      A criação de um alfabeto (aramaico) que seria incorporado e aperfeiçoado pelos egípcios, tornando-se conhecido como escrita hieroglífica.
d)     As práticas religiosas caracterizadas pela crença na existência de um único Deus (monoteísmo) e no messianismo, pois acreditavam na vinda de um messias libertador do povo hebreu.
e)      As inovações tecnológicas desenvolvidas na agricultura, possibilitando grande crescimento da produtividade agrícola na região palestina.
10 – Entre os povos do oriente médio, os hebreus foram os que mais influenciaram a cultura da civilização ocidental, uma vez que o cristianismo é considerado como uma continuação das tradições religiosas hebraicas. A partir do texto anterior, assinale a alternativa incorreta:
a)      Originários da Arábia, os hebreus constituíram dois reinos: o de Judá e o de Israel na Palestina.
b)     As guerras geraram a unidade política dos hebreus. Esta unidade se firmou primeiro em torno de juízes e, depois em volta dos reis.
c)      Os profetas surgiram na Palestina por volta dos séculos VIII e VII aC., quando ocorreu uma onda de protestos dos trabalhadores contra os comerciantes.
d)     A religião hebraica passou por diversas fases, evoluindo do politeísmo ao monoteísmo difundido pelos profetas.
e)      Os hebreus se organizaram social e economicamente com base na propriedade da terra, o que deu início à Diáspora.
11 – " ... essencialmente mercadores, exportavam pescado, vinhos, ouro e prata, armas, praticavam a pirataria, e desenvolviam um intenso comércio de escravos no Mediterrâneo..." O texto refere-se a características que identificam, na Antiguidade Oriental, os:
a)      fenícios.
b)     hebreus.
c)      caldeus.
d)     egípcios.
e)      persas.
12 – O soberano dividiu o seu império em províncias, chamadas satrapias, sendo a terra considerada como propriedade real e trabalhada pelas comunidades. Estas características identificam o:
a)      império dos persas durante o reinado de Dario.
b)     império babilônico durante o governo de Hamurabi.
c)      antigo império egípcio durante a dinastia de Quéops.
d)     reino de Israel sob o comando de Davi.
e)      estado espartano durante a vigência das leis de Dracon.


Gabarito:
1-B; 2-C; 3-A; 4-C; 5-A; 6-C: 7- F-F-F-F-V; 8-A; 9-D; 10-E; 11-A; 12-A.

Comentários

Postagens mais visitadas