ATIVIDADES DE REVISÃO - GRÉCIA ANTIGA

ATIVIDADES DE REVISÃO – GRÉCIA ANTIGA

(...) No princípio era o Caos. (...) Espécie de matéria indefinível, eterna, em que se continham os princípios fundadores de todos os seres (...) (...) E o Caos gerou a Noite, por sua vez a “mãe dos deuses”, e, sob a Terra, gerou o Érebo que, mais tarde, transformado em rio, seria lançado no inferno, e acabaria identificado com ele. E a Noite amou o Érebo, seu irmão, e do casamento dos dois nasceram o Éter, entendido como o céu sem os corpos luminosos, e Hemera, a Luz do Dia. E a Noite, sozinha, deu à luz o Destino, o deus cego da inflexibilidade. E o Destino fez-se senhor dos homens e das coisas do mundo. E a Noite gerou ainda Tânatos (a Morte), Hipno (o Sono), a Legião dos Sonhos, Momo (o Sarcasmo) a Miséria, as Hespérides, as Parcas, que são três irmãs controladoras da vida dos seres humanos, Nêmesis, a Fraude, a Concupiscência, a Velhice perniciosa, e Éris, a Discórdia, de duro coração.
PROENÇA FILHO, Domício. Eu, Zeus, o Senhor do Olimpo. São Paulo: Atual, 1999. p.18-19. Coleção Estórias da Mitologia.

BATERIA DE EXERCÍCIOS   

1. Leia atentamente o texto acima: O texto apresenta uma narrativa mítica grega sobre a origem do universo e da realidade. Quais eram as funções dos mitos para a sociedade da Grécia Antiga?

2. Dois poemas antigos são usados como fontes para o estudo do período Pré-homérico. Quais são eles? Quem os escreveu? Do que trata cada um deles?

3. Explique qual foi a causa lendária da Guerra de Tróia.

4. Onde se desenvolveu a civilização grega? Descreva as características desse território e sua relação com o desenvolvimento da civilização grega.

5. Explique de que forma o relevo do território grego pode ter influenciado na organização dos povos que habitaram essa região na Antigüidade.

6. Indique os dois povos que influenciaram a cultura micênica.

7. A Grécia Antiga estava localizada no sudeste da Europa, banhada pelos mares Mediterrâneo, Jônio e Egeu. Os gregos não formaram um Estado centralizado, ficando divididos em cidades-estados independentes, chamadas de póleis (plural de pólis).

a) Explique o que é uma cidade-estado.

b) Os gregos, apesar das inúmeras cidades-estados, conflitos e diferenças entre si, tinham elementos culturais que os mantinham unidos. Cite alguns elementos culturais que contribuíram para manter a unidade cultural grega.

8. Onde se localiza geograficamente a Grécia Antiga e que mares a banhavam?

9. O povoamento da Grécia foi lento. Retome a leitura sobre as origens do povo grego e aponte o nome dos povos invasores indo-europeus.

10. Usando as informações contidas no texto e outras que você dispõe sobre o assunto, cite 3 (três) características da religião na Grécia Antiga.

11. Observe o mapa:


A posição geográfica de Atenas foi uma das causas de essa pólis ter vantagens comerciais. Essa afirmativa é verdadeira ou falsa? Justifique sua resposta. "Os deuses, quaisquer que tenham sido as suas origens longínquas, nada mais são do que seres humanos, maiores, mais fortes, mais belos, eternamente jovens; adquiriram não só a forma humana, mas também os sentimentos, as paixões, os defeitos e até os vícios dos homens; o mundo divino apresenta, portanto, uma imagem engrandecida, mas não depurada da humanidade." (A. Jardé, A GRÉCIA ANTIGA E A VIDA GREGA, 1977).

12. Dentre as póleis (plural de pólis) gregas, Esparta e Atenas foram as que mais se destacaram. Estabeleça uma comparação entre Esparta e Atenas, apontando algumas diferenças existentes entre as póleis, considerando o povo que deu origem, a forma de governo, a atividade econômica e a divisão da sociedade de cada uma.

13. Apesar de apresentarem muitas diferenças e de serem rivais, podemos perceber alguns pontos em comum entre Esparta e Atenas. Aponte uma semelhança existente entra as duas póleis.

14. Leia com atenção o texto abaixo e responda Estabeleça uma comparação entre a educação espartana e a educação ateniense, considerando o objetivo da educação em cada pólis e a forma de educar os meninos e as meninas.

15. Um dos grandes legados culturais deixados pelos gregos foi a sua instituição política, a democracia.

a) Faça um comentário sobre a democracia ateniense, destacando quem podia votar e quem não podia participar da política em Atenas.

b) Como os gregos entendiam o conceito de democracia?

c) Qual grego foi considerado o pai da democracia ateniense?

d) Compare a democracia ateniense da Antigüidade com o modelo de democracia brasileira atual.
16. Resuma, brevemente, as causas, acontecimentos e conseqüências das Guerras Médicas travadas entre os gregos e persas.

17. Após as guerras médicas as cidades gregas se uniram em dois grupos Confederação de Delos e Liga do Peloponeso. Explique o objetivo da Confederação de Delos e da Liga do Peloponeso e indique qual pólis liderava cada um dos grupos.

18. O que foi a guerra do Peloponeso e qual a sua relação com o enfraquecimento da civilização grega?

19. Cite algumas heranças culturais deixadas pelos gregos às sociedades atuais e explique o seu uso nos dias de hoje.

20. Diga o que foi o helenismo. Na antiga Grécia, as crianças iam à escola para aprender a ler, escrever, recitar poesias, fazer cálculos e tocar instrumentos, além de se exercitar. Escreviam em tábuas cobertas com cera e usavam estiletes no lugar do lápis. Não se usava uniforme, mas quase todo mundo se vestia com túnicas curtas amarradas na cintura com um cinto. Nas horas livres, brincavam com arcos, ioiôs, bonecos e cavalos de barro. Na hora do banho, passavam azeite pelo corpo e depois raspavam a pele com uma espátula, para tirar a sujeira. Só depois é que se lavavam com água fria. 



GABARITO 1. Cada sociedade cria formas de explicar a origem do mundo e dos seres humanos. Em muitas delas essa explicação é feita por meio de mitos. Os mitos expressam a visão de mundo e refletem o modo de vida dos gregos. 2. Ilíada e Odisséia, atribuídos ao poeta Homero. A Ilíada trata dos episódios finais da Guerra de Tróia. A Odisséia narra o retorno do herói Ulisses (ou Odisseu) para a sua ilha natal, Ítaca, na Grécia, após o término da guerra. 3. Segundo o poema Ilíada, de Homero, certo dia três deusas do Olímpo (lugar onde moravam as divindades gregas) disputaram para saber quem era a mais bela: Afrodite, deusa do amor; Atena, deusa da sabedoria; e Hera, esposa de Zeus (principal deus). O juiz era um jovem mortal da cidade de Tróia chamado Paris. Cada uma das deusas queria ganhar a disputa. Por isso, as três ofereceram presentes a Paris. Hera prometeu fazer dele um grande rei. Atena prometeu torná-lo o mais sábio dos homens. E Afrodite prometeu-lhe a mulher mais bela do mundo. Paris escolheu ficar com a mulher mais bela e elegeu a deusa Afrodite. O problema é que a mulher mais bela do mundo, Helena, já era casada com Menelau, rei grego. Mesmo assim a deusa cumpriu a promessa e ajudou Paris a ficar com Helena e levá-la para Tróia. Assim, todos os chefes gregos se unem a Menelau e invadem Tróia. 4. Iniciou seu desenvolvimento na Península Balcânica e depois se espalhou pela Ásia Menor e pelo Mar Mediterrâneo. A península é montanhosa, com poucas planícies férteis para a agricultura. Essas limitações não impediram o desenvolvimento dos gregos; além disso, o território da Grécia Antiga era recortado por mares o que facilitou a navegação. 5. Como a maior parte do território grego é formada por montanhas, os poucos vales férteis ficavam isolados e distantes uns dos outros. Na busca pela sobrevivência, os primeiros habitantes da Grécia se fixaram nas regiões próximas às terras férteis isoladas, o que pode ter provocado o distanciamento das comunidades. Com o passar do tempo, essas comunidades deram origem às cidades-estados gregas, também conhecidas como pólis. 6. A civilização micênica, organizada na Grécia continental, foi influenciada pela cultura cretense e pela cultura dos aqueus (povos indo-europeus). 7. a) A Grécia não era uma civilização unificada. Isso quer dizer que não existia uma capital nem um governante com poder sobre toda ela. A base da sociedade eram as cidadesestados. Cada cidade possuía seu próprio governo, leis, exército e atividades econômicas independentes. b) Embora as cidades-estados fossem independentes, mantinham características culturais em comum como as tradições, mitologia, religião, idioma, organização dos exércitos etc. 8. A Grécia Antiga possuía territórios no sul da Europa (porção continental), nas ilhas dos mares Egeu, Jônio e Mediterrâneo (porção insular) e na Ásia Menor. Era banhada pelos mares Mediterrâneo, Egeu e Jônio. 9. Vários povos indo-europeus (também conhecidos como arianos) vindos da Ásia invadiram a península entre 2000 e 1200 a.C. e dominaram a população que ali vivia. Os invasores eram os aqueus, eólios, os jônios e os dórios, que deram origem ao povo grego. 10. Politeísmo, antropomorfismo e mitologia. 11. A afirmativa é verdadeira. Fundada pelos jônios, na região da Ática, a pólis de Atenas estava bem localizada próximo ao mar Egeu, o que lhe deu algumas vantagens no comércio marítimo e desenvolveu suas características de cidade aberta para o mundo mediterrâneo. 12. Os atenienses habitaram a região da Ática e eram descendentes dos povos jônios. A forma de governo inicial de Atenas era a monarquia exercida pelo rei, o basileus. Posteriormente um pequeno grupo formado por cidadãos atenienses assume o poder: eram os aristocratas, palavra que em grego significa “os melhores”. Após várias lutas internas entre as camadas privilegiadas e as excluídas de Atenas, um grupo maior de pessoas passa a fazer parte das decisões políticas. Assim surge, lentamente, a democracia grega, cujo significado é “governo dos demos (povo)”. O território ateniense possuía raros vales férteis, o que dificultava a prática da agricultura pelo seu povo, porém, Atenas estava de frente para o mar Egeu e isso possibilitou o desenvolvimento do comércio marítimo. A sociedade ateniense estava dividia em: Eupátridas (os bem nascidos), nobres, donos de grandes propriedades de terra que se dedicavam à política por serem considerados cidadãos; Metecos (os estrangeiros), eram geralmente pequenos proprietários de terras, comerciantes, artesãos que não possuíam nenhum direito político, tendo em vista que não eram chamados de cidadãos de Atenas; Escravos, eram prisioneiros de guerras ou escravos por dívidas. Os espartanos habitaram a região do Peloponeso, na planície da Lacônia (por isso eram também conhecidos como povos lacônicos), eram descendentes dos guerreiros dórios. Sua forma de governo era a oligarquia (governo de poucos). Apenas os cidadãos podiam participar das decisões políticas. Esparta localizava-se em um vale fértil, longe do mar, o que os conduziu à produção agrícola e à criação de animais. A sociedade espartana estava dividida em: Esparciatas ou Espartanos que eram os cidadãos, homens ricos que dedicavam grande parte do seu tempo à guerra; os Periecos eram homens livres, descendentes dos povos dominados (aqueus, jônios e eólios), mas não tinham direitos políticos; hilotas trabalhavam nas terras na condição de escravos e não tinham nenhum direito político ou civil. 13. Atenas e Esparta embora fossem cidades-estados independentes e até rivais possuíam algumas características em comum como a cultura (língua, tradições, religião, mitos, etc.). Além disso, as decisões políticas estavam nas mãos de um pequeno grupo de nobres. Outra característica em comum era a escravidão, base da economia em ambas póleis. 14. Atenas sempre foi uma cidade comercial que mantinha contato com diferentes culturas. Ela foi a cidade-estado que se destacou pelo seu grande desenvolvimento cultural nas artes, música, literatura, filosofia e ciências. Desde cedo a criança era educada, porém dava-se mais atenção à educação dos rapazes. Quase todos os meninos aprendiam a ler e a escrever, além disso, aprendiam música, cálculos, dedicavam-se à ginástica e praticavam esportes. Essas eram as condições básicas para se tornar um cidadão ateniense. Já em Esparta a criança aos 7 anos de idade era entregue aos cuidados dos militares, que as instruíam na arte da guerra. Apenas os meninos eram recrutados para as escolas de guerra e passavam por uma rígida educação militar. As meninas aprendiam desde cedo a serem boas futuras mães. 15. a) A democracia grega foi uma experiência basicamente de ateniense. Em Atenas desenvolveu-se uma forma de governo exercida pelos cidadãos reunidos na Assembléia. Apenas os eupátridas podiam participar da política, ficando de fora os metecos e escravos. b) Os gregos entendiam que a democracia estava diretamente ligada aos cidadãos. Só poderia participar da democracia os filhos de pai e mãe ateniense nascidos em Atenas e que fossem maiores de 30 anos de idade. c) Clístenes (508 a.C.) foi o arconte que ampliou o direito de cidadania a um número maior de pessoas e criou o Bulé (Conselho dos 500) e a Eclésia (assembléia popular). d) A democracia ateniense era direta. Nesse modelo os cidadãos participavam pessoalmente do governo da pólis. Os cidadãos eram os políticos que decidiam na Eclésia (assembléia popular) questões importantes como a declaração de uma guerra ou a manutenção da paz, discutiam sobre os impostos, julgavam crimes, votavam na construção de obras públicas etc. Já o modelo democrático do Brasil atual é representativo, ou seja, os cidadãos elegem por meio do voto os políticos que irão representá-los no governo. 16. O povo persa era conhecido na Antigüidade por formar um grande Império, que dominava e explorava os povos vencidos. Os gregos eram grandes competidores comerciais dos persas e, por isso, eram alvos do grande Império de Dario. Inicialmente os persas atacaram a cidade-estado de Mileto, que posteriormente pediu ajuda a Atenas e se revoltou contra o Império Persa. No primeiro conflito os gregos saíram vencedores na batalha de Maratona. Várias cidades-estados gregas se uniram para expulsar os persas. Na segunda guerra Atenas quase saiu derrotada, mas gregos vindos de várias partes derrotaram os persas na batalha das Termópilas. Após a batalha das Termópilas algumas cidades gregas se juntaram e formaram uma confederação sob a liderança de Atenas, era a Liga (ou Confederação) de Delos. Unidos os gregos expulsaram de vez os persas. 17. A Confederação de Delos agrupava cerca de 300 cidades gregas lideradas por Atenas, que tinha por objetivo expulsar os persas da Grécia. Porém, Esparta não entrou para a confederação por acreditar que os atenienses estavam tirando vantagens. Esparta formou a própria confederação com o apoio de cidades-estados que ficaram de fora da Liga de Delos. Assim, os espartanos passaram a liderar a Liga do Peloponeso. 18. Após as Guerras Médicas, Atenas estava expandindo sua influência sobre outras cidades gregas, vivenciando um período conhecido como Século de Ouro (ou Século de Péricles). Esparta não concordava com a hegemonia de Atenas. Em pouco tempo os dois lados estavam se enfrentando em campo de batalha: era a Guerra do Peloponeso. Esparta saiu vencedora, porém todas as cidades envolvidas no conflito ficaram enfraquecidas, o que facilitou a dominação de outros povos. Após a Guerra do Peloponeso, a cidade de Tebas exerceu domínio sobre a Grécia, mas logo foi dominada por Filipe da Macedônia. 19. Dentre as grandes contribuições deixadas pelos gregos à nossa sociedade contemporânea pode-se citar: a lógica, que estuda como raciocinar corretamente em busca de verdades; a filosofia, que procura desvendar os segredos da existência humana; a língua, o latim e, posteriormente, o português são idiomas que sofreram a influência do grego; a matemática que foi desenvolvida por homens importantes como Tales, Pitágoras e Euclides; a física de Arquimedes; a astronomia com Aristarco de Samos, que foi o primeiro homem a afirmar que o Sol é bem maior do que a Terra e que ela gira em torno dele; o teatro com Ésquilo e Sófocles. 20. As conquistas militares de Alexandre da Macedônia espalharam a cultura grega por várias regiões do Oriente. O encontro das culturas orientais com a cultura grega produziu a cultura helenista. O helenismo foi uma continuação da cultura grega. É importante lembrar que esse processo de mistura cultural contribuiu para o enriquecimento do Império Macedônico, sem falar nas ricas heranças deixadas para a posteridade.

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